Arquitetura da informação

A Celepar constrói soluções voltadas ao atendimento das necessidades das instituições governamentais do Estado do Paraná, que prestam serviços e informações por meio de sites, portais e intranets. O público-alvo dos serviços produzidos é formado por todas as instâncias do Governo, sejam órgãos da administração direta, sejam da indireta.

Ao buscar a inovação em metodologia de trabalho e em ferramentas, as soluções de gestão de conteúdo desenvolvidas e mantidas pela Celepar permitem aos órgãos oferecerem informações e serviços com total autonomia, em qualquer tempo e de qualquer lugar. E, nesse processo, a empresa também produz e resguarda a identidade visual corporativa do Governo na internet e mantém a qualidade do design proposto aos clientes.

 

A forma ágil e organizada, tanto da equipe de trabalho quanto da estruturação do desenvolvimento da ferramenta, permite produzir e implantar portais em curto espaço de tempo. Isso faz com que informações completas e atualizadas, bem como serviços críticos, cheguem ao cidadão pela internet, dentro do que se espera ser o melhor em agilidade e credibilidade.

Com a crescente valorização do conteúdo oferecido, um dos pontos mais importantes para criar sites relevantes para pessoas e buscadores é a arquitetura da informação (AI), que, por ser eficaz, pode economizar tempo e dinheiro a longo prazo.
 

É uma técnica centrada no ser humano, buscando assegurar-lhes conforto e satisfação na web. Somente depois, trata de tecnologia.
Aplica princípios de design e de arquitetura no conteúdo para melhorar a experiência de navegação dos usuários e melhorar a usabilidade de websites, aplicativos, softwares e até para o nosso dia a dia.

 

 

A arquitetura da informação é a arte de expressar um modelo ou conceito de informação utilizados em atividades que exigem detalhes explícitos de sistemas complexos. Entre essas atividades estão sistemas de biblioteca, sistemas de gerenciamento de conteúdo, desenvolvimento web, interações de usuários, desenvolvimento de banco de dados, programação, artigos técnicos, arquitetura corporativa e de design de software de sistemas críticos. 

Trata da organização da informação, para torná-la clara e compreensível. É a ciência de planejar, conhecer, elencar necessidades, finalidades e expectativas e organizar essas informações para a elaboração de um site que seja de acesso e resposta satisfatórios e de sucesso.

A arquitetura da informação se constitui de uma série de ferramentas que adaptam os recursos às necessidades da informação, estruturando dados em formato, mapas, diretórios, categorias e relações específicas. Relaciona processos, pessoal especializado, métodos administrativos, estrutura organizacional e espaço físico em prol da informação.

Um site, programa ou aplicativo com boa usabilidade, projetado e desenvolvido com base no perfil do usuário final, geralmente tem muito mais acessos do que um produto com navegação complicada e informações desorganizadas.