DCU + Design Thinking
Inspiração
ESTÁGIO INICIAL focado na compreensão dos usuários que utilizarão o sistema.
Por exemplo, identificar as reais necessidades, realizar uma síntese do que foi observado e descoberto por meio dos dados coletados com os usuários + Discussões sobre suposições, insights e ideias para chegar em uma melhor solução.
Ideação
Desenvolvimento de representações tangíveis do sistema através das ideias formuladas no estágio anterior + Geração de alternativas, desenvolvimento e testes. Materialização do sistema + Protótipo funcional do sistema (versão final) + Testes com usuários. Após a conclusão desse estágio, o sistema é entregue ao demandante, ou a equipe de projeto revisita os estágios anteriores e propõem uma nova solução.
Os protótipos testados com usuários são informações pertinentes para a equipe de projeto, pois o feedback dos usuários fornece dados sobre as ações, dificuldades, sugestões para realizar as tarefas do sistema, que resultam no refinamento e melhoramento do sistema centrado no usuário.
Implementação
Materialização do sistema + Protótipo funcional do sistema (versão final) + Testes com usuários.
Após a conclusão desse estágio, o sistema é entregue ao demandante, ou a equipe de projeto revisita os estágios anteriores e propõem uma nova solução.
Definições de Design Thinking
- Identificar e resolver problemas de forma criativa-inovadora + sistemático, colaborativo e centrado no usuário. BROWN (2009)
- Processo centrado no ser humano + colaborativo, multidisciplinar + viabilidade técnica, econômica e desejabilidade. PLATTNER, MEINEL E LEIFER (2011)
- Solucionar problemas + entender o que as pessoas querem + o que a tecnologia pode oferecer + design inovador. SHARP, ROGERS E PREECE (2019)
Saiba mais
Características do Design Thinking
- Empatia – “primeiro as pessoas”, a equipe de projeto busca soluções que são inerentemente desejáveis e atendem as necessidades explícitas ou latentes dos usuários. Com isso, usam insights para inspirar a inovação;
- Pensamento integrativo – ter a capacidade de ver o todo durante o desenvolvimento, considerar aspectos relevantes e contraditórios para um processo inovador;
- Otimismo – a equipe assume o entendimento que será um processo desafiador e terá restrições durante o desenvolvimento, mas almeja uma solução potencial para o sistema;
- Experimentalismo – as inovações significativas não vêm de ajustes incrementais, a equipe precisa investigar as questões pertinentes ao sistema e explorar as restrições de maneira criativa, para seguir em direções totalmente novas;
- Colaboração – recomenda-se uma equipe colaborativa e multidisciplinar, a necessidade de equilibrar as experiências significativas de cada um para um processo mais criativo e inovador, como também, criar um relacionamento mais dinâmico que leve a inovações.
Conteúdo sobre Design Thinking
- https://designthinking.ideo.com
- https://www.nngroup.com/articles/design-thinking
- https://www.interaction-design.org/literature/topics/design-thinking
- https://www.interaction-design.org/literature/article/design-thinking-a-quick-overview
- https://youtu.be/6lmvCqvmjfE
- https://www.nngroup.com/videos/design-thinking-agile
- https://www.ideo.com/post/design-thinking-in-harvard-business-review
- https://www.designcouncil.org.uk/news-opinion/what-framework-innovation-design-councils-evolved-double-diamond
Exemplos de Inserção do DCU no Design Thinking
COM: um representante ou a equipe de projeto realiza uma imersão no local de trabalho dos usuários, com os dados coletados a equipe consegue ter uma visão real das experiências dos usuários, bem como, uma compreensão mais profunda dos problemas enfrentados e questões relacionadas com a elicitação de requisitos para o sistema.
COM: a equipe de projeto realiza entrevista(s) com os usuários para entender qual é a necessidade real para a utilização, restrições ou barreiras do sistema em desenvolvimento.
COM: durante o estágio da ideação, a equipe aplica simulações (ex:. em diversos graus de fidelidade) que levam os usuários a interagir com o sistema, após o uso, os usuários respondem um questionário de satisfação. Os dados coletados ajudam no refinamento e/ou melhoramento do sistema.
COM: antes de entregar o sistema (versão final) ao demandante, a equipe realiza testes com usuários para receber feedbacks sobre a robustez técnica e a experiência de uso.
PARA: é fornecido para a equipe de projeto os dados reais dos usuários (ex:. o demandante mantém um monitoramento ou registro por observações e entrevistas do público-alvo), por intermédio desses dados a equipe pode elaborar personas, narrativas ou mapas representacionais para elicitar os requisitos do sistema.
BROWN, Tim. Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. Harpercollins Publishers Inc, 2009.
BROWN, Tim. Design Thinking. Harvard Business Review, Jun. 2008.
DOBRIGKEIT, Franziska; DE PAULA, Danielly. Design Thinking in Practice: Understanding Manifestations of Design Thinking in Software Engineering. In Proceedings of the 2019 27th ACM Joint Meeting on European Software Engineering Conference and Symposium on the Foundations of Software Engineering (ESEC/FSE 2019). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, p. 1059–1069, 2019.
PLATTNER, Hasso; MEINEL, Christoph; LEIFER, Larry (Eds). Design Thinking: Understand – Improve – Apply. Heidelberg, Alemanha: Springer, 2011.
PLATTNER, Hasso; MEINEL, Christoph; LEIFER, Larry (Eds). Design Thinking Research - Making Design Thinking Foundational. Switzerland: Springer, 2016.
SHARP, Helen; ROGERS, Yvonne; PREECE, Jennifer. Interaction Design - Beyond human-computer interaction. 5ª ed. Indianapolis, Indiana: John Wiley & Sons, Inc., 2019.
SANTOS, Weldys; QUARTO, Cicero; FONSECA, Luís. Study about software project management with Design Thinking. In Proceedings of the Euro American Conference on Telematics and Information Systems (EATIS '18). Association for Computing Machinery. New York: USA, Article 12, p. 1–4, 2018.