DCU + Scrum
Atendimento da Demanda
Product Backlog
Lista priorizada de requisitos funcionais, não funcionais e problemas de projeto com tempos estimados para transformá-los em um sistema funcional. A lista evolui, mudando conforme as condições de negócios ou a tecnologia implementada.
Daily Scrum
- a cada 24h
Curta reunião diária presencial dos membros da equipe para atualização do progresso que fizeram.
SPRINT
- prazo definido
O círculo SPRINT representa uma iteração das atividades de desenvolvimento que ocorrem uma após a outra. A saída de cada iteração é um incremento do sistema.
O novo incremento (ex:. funcional) é demostrado no final do Sprint.
Entrega do Sistema ao Demandante
Papéis no SCRUM
Product owner e/ou Scrum Master - atua como gerenciador te à medida que encontram novas complexidades, dificuldades e surpresas. e treinador para orientar a equipe durante o projeto. Cria e mantém o Product Backlog, prioriza as pendências de recursos e requisitos que precisam ser desenvolvidos durante as Sprints.
Membros da equipe - executam sprints (processo iterativo e incremental com prazo definido) para extrair requisitos, construir, testar e demonstrar o s
START
No início de uma iteração (Sprint), a equipe de projeto analisa o que deve ser feito, considera a tecnologia disponível e avalia suas próprias habilidades e capacidades. Em uma sequência de iterações (Sprints), com prazos determinados, coletivamente vão construindo o sistema (processo iterativo e incremental), modificando sua abordagem diariamente à medida que encontram novas complexidades, dificuldades e surpresas.
Saiba mais
Princípios de projetos ágeis
- entregas antecipada e contínua do sistema;
- apresenta mudanças dos requisitos durante o processo;
- entregas do sistema funcional com frequências (escala de tempo mais curta);
- transmitir informações através de reuniões presenciais;
- os envolvidos no sistema trabalham juntos ao longo do projeto;
- os envolvidos precisam ser motivados, em um ambiente confiável e com suporte para realizar o projeto;
- o sistema funcional é a principal medida de progresso;
- atenção contínua à excelência técnica e ao bom design aumenta a agilidade;
- maximizar a quantidade de trabalho não realizado - é essencial;
- as melhores arquiteturas, requisitos e projetos emergem de equipes auto-organizadas;
- precisa ter intervalos regulares para a equipe refletir sobre como tornar mais eficaz o processo, em seguida, sintonizar e ajustar o comportamento de acordo.
Conteúdo sobre Projetos Ágeis
- https://www.agilealliance.org
- https://www.interaction-design.org/literature/topics/agile-development
Exemplos de inserção do DCU no SCRUM
COM: um representante ou grupo de usuários estão participando como integrantes da equipe, seus argumentos e feedbacks são importantes no processo de PDS.
COM: a equipe pode realizar um grupo focal com usuários utilizando, por exemplo, um protótipo de baixa fidelidade, os dados coletados podem contribuir com questões sobre a densidade informacional, atributos de significado dos componentes, questões de navegabilidade, ações para realizar as tarefas, etc.
COM: a equipe pode realizar entrevistas com os usuários utilizando, por exemplo, representações estáticas do sistema futuro para coletar dados que auxiliam na exploração ou validação de requisitos.
COM: após o sistema apresentar uma robustez técnica e em versão funcional ou uma simulação de alta fidelidade, a equipe pode realizar testes com os usuários, o feedback pode produzir melhoramentos ou validar o sistema.
PARA: com dados reais dos usuários a equipe produz narrativas e/ou mapas que ajudam na elaboração de requisitos do sistema.
PRESSMAN, Roger S.; MAXIM, Bruce. Software Engineering: A Practitioner's Approach. 8ª ed. New York: McGraw-Hill Education, 2015.
SOMMERVILLE, Ian. Software Engineering. 10ª ed. EUA: Pearson Education, 2016.
STELLMAN, Andrew; GREENE, Jennifer. Learning Agile. Sebastopol, CA: O’Reilly Media, 2015.
SCHWABER, Ken. Agile Project Management with Scrum. Redmond, Washington: Microsoft Press, 2004.