DCU + Usabilidade + UX
1983 - Usabilidade
Disciplina restrita apresentando os fundamentos e métodos de teste de usuário. John Gould e Clayton Lewis apresentaram um artigo delineando os princípios essenciais.
1986 - DCU
O termo Design Centrado no Usuário foi nomeado por Donald A. Norman no livro “User Centered System Design: New Perspectives on Human-Computer Interaction”
Início dos anos 90 - UX
Donald A. Norman cunhou o termo “experiência do usuário” no seu grupo de trabalho na Apple Computer, mas o campo é mais antigo do que o termo.
1996 - Usabilidade
ISO 9241-10:1996 (Cancelada)
> Substituída por: ISO 9241-110:2020 Ergonomics of human-system interaction
- Part 110: Interaction principles
1999 - DCU
ISO 13407:1999 (Cancelada)
> Substituída por: ISO 9241-210:2019 Ergonomics of human-system interaction
- Part 210: Human-centred design for interactive systems
2000 - UX
ISO/TR 18529:2000 (Revisada)
> Substituída por: ISO 9241-220:2019 Ergonomics of human-system interaction
- Part 220: Processes for enabling, executing and assessing human-centred design within organizations
Realiza-se um planejamento de como inserir conhecimentos extraídos dos usuários ou de como envolver os usuários durante o PDS.
Rever as opções COM ou PARA os usuários e exemplos de técnicas utilizadas no DCU.
Usabilidade
Foco na capacidade do sistema em permitir que o usuário realize suas tarefas com eficácia, eficiência e satisfação. Critérios como usabilidade aparente, facilidade de aprender, facilidade em usar, facilidade em memorizar e satisfação são aferidos durante a interação com o sistema.
Definições
- Aceitabilidade do sistema (social e prática): satisfazer necessidades e requisitos dos usuários + partes interessadas. NIELSEN (1993)
- Mensurar os objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação + determinado contexto de uso + usuários específicos. NBR ISO 9241-210 (2011)
- Otimizar as interações + fáceis de aprender, eficazes de usar e agradáveis do ponto de vista do usuário. SHARP, ROGERS E PREECE (2019)
Foco nas funcionalidades e experiências que os usuários terão durante a interação com o sistema. Pois, a usabilidade é fundamental para a qualidade da experiência e a experiência (ex:. sensação e aparência) estão ligadas com a forma como o sistema é utilizável.
UX
Foco na natureza da experiência do usuário. Critérios como expectativas, estética visual, pensamentos, sentimentos e percepções antes, durante ou reflexões pós-uso do sistema são considerados na UX.
Definições
- Dados informacionais do estado interno dos usuários + características do sistema + contexto de uso. HASSENZAHL E TRACTINSKY (2006)
- Percepções e respostas físicas, psicológicas e comportamentais dos usuários + antes, durante e depois do uso de um sistema. NBR ISO 9241-210 (2011)
- Mensurar e/ou observar atitudes e preferências de um comportamento potencial + interação e envolvimento dos usuários. TULLIS E ALBERT (2013)
Saiba mais - Usabilidade
Principais atributos/componentes da Usabilidade
- Aprendizagem: o sistema é fácil de aprender. Quão fácil é para os usuários realizarem tarefas básicas na primeira vez que interagem com o sistema?
- Eficácia: o sistema é eficaz de usar. A qualidade, a capacidade em concluir com precisão as atividades no sistema. Quão preciso e por completo os usuários conseguiram atingir os objetivos específicos do sistema?
- Eficiência: o sistema é eficiente de usar. Questões de produtividade e recursos gastos (esforço, tempo gasto, erros, barreiras, dificuldades) pelos usuários para atingir os objetivos durante a interação com o sistema. Depois que os usuários aprenderem, com que rapidez eles podem executar as tarefas?
- Memorabilidade: o sistema é fácil de lembrar, de como usar. Quando os usuários retornam ao sistema após um período sem usá-lo, com que facilidade podem restabelecer a proficiência?
- Satisfação: o sistema é agradável de usar. Questões de atitudes positivas, ausência de desconforto, reconhecimento da utilidade são exemplos de componentes da satisfação. Quão satisfeitos os usuários ficam ao utilizar o sistema?
Conteúdo sobre Usabilidade
Saiba mais - UX
Conteúdo sobre UX
- https://www.nngroup.com/articles/definition-user-experience
- https://www.interaction-design.org/literature/topics/ux-design
- https://www.designcouncil.org.uk/news-opinion/video-what-ux-design
Exemplo de UX no governo
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR ISO 9241-110: Ergonomia da interação humano-sistema / Parte 110: Princípios de diálogo. Rio de Janeiro, 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR ISO 9241-210: Ergonomia da interação humano-sistema Parte 210: Projeto centrado no ser humano para sistemas interativos. Rio de Janeiro, 2011.
HASSENZAHL, Marc; TRACTINSKY, Noam. User experience – a research agenda. Behaviour & Information Technology, Vol. 25 (2), p. 91-97, Mar/Abr. 2006.
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 9241-220: Ergonomics of human-system interaction / Part 220: Processes for enabling, executing and assessing human-centred design within organizations. ISO, 2019.
NIELSEN, Jakob. Usability Engineering. San Francisco, CA: Morgan Kaufmann, 1993.
NORMAN, Donald A. e DRAPER Stephen W. User Centered System Design: New Perspectives on Human-Computer Interaction. Software Quality Institute series. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1986.
SHARP, Helen; ROGERS, Yvonne; PREECE, Jennifer. Interaction Design - Beyond human-computer interaction. 5ª ed. Indianapolis, Indiana: John Wiley & Sons, Inc., 2019.
TULLIS, Tom; ALBERT, Bill. Measuring the user experience: collecting, analyzing, and presenting usability metrics. 2ª ed. Waltham, MA: Morgan Kaufmann, 2013.