DCU + Usabilidade + UX

 

1983   Usabilidade
Disciplina restrita apresentando os  fundamentos e métodos de teste de usuário. John Gould e Clayton Lewis apresentaram um artigo delineando os princípios essenciais.

1986  -  DCU
O termo Design Centrado no Usuário foi nomeado por Donald A. Norman no livro “User Centered System Design: New Perspectives on Human-Computer Interaction”

Início dos anos 90  -  UX
Donald A. Norman cunhou o termo “experiência do usuário” no seu grupo de trabalho na Apple Computer, mas o campo é mais antigo do que o termo.


1996  -  Usabilidade
ISO 9241-10:1996 (Cancelada)
> Substituída por: ISO 9241-110:2020 Ergonomics of human-system interaction
- Part 110: Interaction principles

1999  -  DCU
ISO 13407:1999 (Cancelada)
> Substituída por: ISO 9241-210:2019 Ergonomics of human-system interaction
- Part 210: Human-centred design for interactive systems

2000  -  UX
ISO/TR 18529:2000 (Revisada)
> Substituída por: ISO 9241-220:2019 Ergonomics of human-system interaction
- Part 220: Processes for enabling, executing and assessing human-centred design within organizations


 

Realiza-se um planejamento de como inserir conhecimentos extraídos dos usuários ou de como envolver os usuários durante o PDS.

 Rever as opções COM ou PARA os usuários e exemplos de técnicas utilizadas no DCU.

 

Usabilidade

Foco na capacidade do sistema em permitir que o usuário realize suas tarefas com eficácia, eficiência e satisfação. Critérios como usabilidade aparente, facilidade de aprender, facilidade em usar, facilidade em memorizar e satisfação são aferidos durante a interação com o sistema.

 

Definições

  • Aceitabilidade do sistema (social e prática): satisfazer necessidades e requisitos dos usuários + partes interessadas. NIELSEN (1993)
  • Mensurar os objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação + determinado contexto de uso + usuários específicos. NBR ISO 9241-210 (2011)
  • Otimizar as interações + fáceis de aprender, eficazes de usar e agradáveis do ponto de vista do usuário. SHARP, ROGERS E PREECE (2019)
Círculo com as siglas DCU + Usabilidade + UX

Foco nas funcionalidades e experiências que os usuários terão durante a interação com o sistema. Pois, a usabilidade é fundamental para a qualidade da experiência e a experiência (ex:. sensação e aparência) estão ligadas com a forma como o sistema é utilizável

 

UX

Foco na natureza da experiência do usuário. Critérios como expectativas, estética visual, pensamentos, sentimentos e percepções antesdurante ou reflexões pós-uso do sistema são considerados na UX.

 

 

Definições

  • Dados informacionais do estado interno dos usuários + características do sistema + contexto de uso. HASSENZAHL E TRACTINSKY (2006)
  • Percepções e respostas físicas, psicológicas e comportamentais dos usuários + antes, durante e depois do uso de um sistema. NBR ISO 9241-210 (2011)
  • Mensurar e/ou observar atitudes e preferências de um comportamento potencial + interação e envolvimento dos usuários. TULLIS E ALBERT (2013)

 

Saiba mais - Usabilidade

Principais atributos/componentes da Usabilidade

  • Aprendizagem: o sistema é fácil de aprender. Quão fácil é para os usuários realizarem tarefas básicas na primeira vez que interagem com o sistema?
  • Eficácia: o sistema é eficaz de usar. A qualidade, a capacidade em concluir com precisão as atividades no sistema. Quão preciso e por completo os usuários conseguiram atingir os objetivos específicos do sistema?
  • Eficiência: o sistema é eficiente de usar. Questões de produtividade e recursos gastos (esforço, tempo gasto, erros, barreiras, dificuldades) pelos usuários para atingir os objetivos durante a interação com o sistema. Depois que os usuários aprenderem, com que rapidez eles podem executar as tarefas?
  • Memorabilidade: o sistema é fácil de lembrar, de como usar. Quando os usuários retornam ao sistema após um período sem usá-lo, com que facilidade podem restabelecer a proficiência?
  • Satisfação: o sistema é agradável de usar. Questões de atitudes positivas, ausência de desconforto, reconhecimento da utilidade são exemplos de componentes da satisfação. Quão satisfeitos os usuários ficam ao utilizar o sistema?

Conteúdo sobre Usabilidade

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR ISO 9241-110: Ergonomia da interação humano-sistema / Parte 110: Princípios de diálogo. Rio de Janeiro, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR ISO 9241-210: Ergonomia da interação humano-sistema Parte 210: Projeto centrado no ser humano para sistemas interativos. Rio de Janeiro, 2011.

HASSENZAHL, Marc; TRACTINSKY, Noam. User experience – a research agenda. Behaviour & Information Technology, Vol. 25 (2), p. 91-97, Mar/Abr. 2006.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 9241-220: Ergonomics of human-system interaction / Part 220: Processes for enabling, executing and assessing human-centred design within organizations. ISO, 2019.

NIELSEN, Jakob. Usability Engineering. San Francisco, CA: Morgan Kaufmann, 1993.

NORMAN, Donald A. e DRAPER Stephen W. User Centered System Design: New Perspectives on Human-Computer Interaction. Software Quality Institute series. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1986.

SHARP, Helen; ROGERS, Yvonne; PREECE, Jennifer. Interaction Design - Beyond human-computer interaction. 5ª ed. Indianapolis, Indiana: John Wiley & Sons, Inc., 2019.

TULLIS, Tom; ALBERT, Bill. Measuring the user experience: collecting, analyzing, and presenting usability metrics. 2ª ed. Waltham, MA: Morgan Kaufmann, 2013.