O que é DCU

 
Ao iniciar um projeto, o desenvolvedor decide seguir um processo de desenvolvimento de sistemas com foco no usuário. Ao optar por seguir uma abordagem do DCU, o desenvolvedor precisa entender que existem duas formas de obter os dados dos usuários.
 

Definições de DCU

  • Preocupação central: conhecimento sobre usuários + envolvimento no processo (concepção). PREECE et al. (1994)
  • Projetar facilidade de uso na UX Total: equipe multidisciplinar + métodos (coleta com usuários) + conversão em Design. VREDENBURG; ISENSEE; RIGHI (2002)
  • Desenvolver sistemas utilizáveis e úteis: ênfase nos usuários + aplicação de usabilidade e fatores humanos/ergonomia. NBR ISO 9241-210 (2011)
  • Projetar com foco nas necessidades, capacidades e comportamentos humanos. NORMAN (2013)
Ilustração com as siglas PDS + usuário no centro + DCU com duas setas direcionadas para as imagens PDS para usuários e PDS com usuários

 

 

 

 

 

 USUÁRIO(S):
os usuários em uma abordagem do DCU são as pessoas que usam ou irão usar os sistemas (ex:. cidadãos).

 

 

 

Ilustração com a sigla PDS para usuários

 

Os dados dos usuários são fornecidos para a equipe de projeto (ex:. big data, log de dados, web analytics, ouvidoria, CAC, etc.)


 

Ilustração com a sigla PDS com usuários

 

Os usuários participam com a equipe de projeto, estão envolvidos em um processo colaborativo durante o desenvolvimento de sistemas.


 

 

Os dados não podem ser representados por alguém e/ou fictícios. Os dados precisam ser reais, coletados com os cidadãos.


 

Saiba mais

 

ACOSTA, G. G.; MORALES, K. M.; LAGOS, E. P.; ORTIZ, M. R. R. Addressing Human Factors and Ergonomics in Design Process, Product Life Cycle and Innovation: Trends in Consumer Product Design. In Human Factors and Ergonomics in Consumer Product Design: Methods and Techniques. London: Taylor & Francis, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR ISO 9241-210: Ergonomia da interação humano-sistema Parte 210: Projeto centrado no ser humano para sistemas interativos. Rio de Janeiro, 2011.

DAMODARAN, Leela. User involvement in the systems design process-a practical guide for users. Behaviour & Information Technology, 15:6, 363-377, 1996.

IIVARI, J.; ISOMÄKI, H; PEKKOLA, S. The user – the great unknown of systems development: reasons, forms, challenges, experiences and intellectual contributions of user involvement. Information Systems Journal, 20: 109-117, 2010.

KRINNER, C. How Developers Anticipate User Behavior in the Design of Assistance Systems. In Psychology and Cognitive Ergonomics, HCII 2007. Berlin: Springer Verlag, p. 98–107 2007.

NORMAN, Donald A. The design of everyday things. New York: Basic Books, 2013.

PREECE, Jenny; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; BENYON, David; HOLLAND, Simon; CAREY, Tom. Human-Computer Interaction: Concepts And Design. Boston, United States: Addison-Wesley, 1994.

SILVA, Arlindo; SIMÕES, Ricardo. Handbook of Research on Trends in Product Design and Development: Technological and Organizational Perspectives. Hershey, PA: Business Science Reference, 2011.

VREDENBURG, Karel; ISENSEE, Scott e RIGHI, Carol. User-Centered Design: An Integrated Approach. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall PTR, 2002.