Garantia de qualidade

A garantia de qualidade tem por objetivo buscar a prevenção e eliminação de defeitos e a melhoria contínua do processo de desenvolvimento, visando ao aumento da produtividade e da qualidade, bem como o reuso de artefatos gerados.

O processo de garantia de qualidade tem atuação em duas dimensões:

  • Qualidade do processo (QA – Quality Assurance): apresenta a estruturação de um processo de desenvolvimento, com artefatos padronizados e pré-definidos e que possua mecanismos de inibição e impedimento de falhas, possibilitando a identificação antecipada de defeitos em cada uma das saídas produzidas no ciclo de vida do desenvolvimento.
  • Qualidade do produto (QC– Quality Control): baseada em testes, sejam eles funcionais, exploratórios, de stress ou de segurança, automatizados ou não, efetuados de forma sistematizada e documentada em um ambiente controlado.

 

Atuação da Equipe de Qualidade

A participação da equipe de qualidade em um projeto está vinculada a algumas diretrizes, para formalizar a contratação com o responsável pela área da qualidade e para atender aos requisitos necessários à sua atuação.

A Equipe de Qualidade poderá ser contratada em todas as fases do projeto – viabilidade, iniciação, execução e encerramento. Porém, recomenda-se que a contratação seja feita na fase de viabilidade, para que a equipe participe desde o início do projeto. Se a contratação for efetuada apenas nas fases finais, a qualidade e o controle poderão ser prejudicados, já que a forma de atuação será limitada, o que poderá afetar diretamente os resultados obtidos.

 

Requisitos necessários para que a Equipe de Qualidade atue

Para a atuação da equipe em um projeto, deverão ser atendidos os seguintes requisitos:

  • Reunião formal de contratação, para ambientar a equipe sobre o projeto, reforçando a ideia da participação desde o início dos trabalhos.
  • Identificação de um responsável pelo projeto (gerente de projeto/analista de negócio), para que seja a interface com a Equipe de Qualidade. É dele o papel de definir prioridades, responder a questionamentos, definir entregas e cronogramas etc.
  • Entrega de um modelo de negócio que contenha o fluxo das informações do sistema, para dar uma visão geral do projeto em que a equipe atuará.
  • Acesso a pastas e repositórios que contenham todos os artefatos do projeto referentes às regras de negócio, casos de uso e diagramas que possam auxiliar em entendimento mais aprofundado, para a equipe avaliar, questionar e verificar os cenários de testes que poderão ser montados.
  • Liberação de acesso, com perfis de usuários e senha aos ambientes do sistema (desenvolvimento e homologação), além de acesso a todos os sistemas auxiliares que alimentem o sistema principal, seja para controle de grupo (Sentinela), segurança e qualquer outra integração que seja necessária para efetuar os testes.