Experiência da Celepar em sprints chega aos serviços jurídicos no Estado 14/06/2021 - 11:23
Uma das ações do C.Lab, laboratório da nossa empresa que reúne especialistas utilizando diversas metodologias para construir soluções, chamado Programa de Aceleração dos Serviços Públicos chegou ao Tribunal de Justiça do Paraná.
O TJPR criou recentemente um departamento de inovação, e, para isso, está realizando nesta semana um evento voltado ao magistrado paranaense, que conta com o nosso apoio tanto na concepção, quanto execução, tendo como participantes o presidente Leandro Moura, e os colaboradores Mauro Sorgenfrei, Mariceli Foronda e Rainer Junges, do grupo de inovação aberta.
A semana conta com a etapa de ideação em sprints que envolvem diversos servidores do TJPR, realizadas com a expertise dos colaboradores da nossa empresa. Ao final das etapas, as ideias serão reunidas em um banco para a gestão do órgão analisar e decidir quais delas podem ser implementadas.
Confira o relato dos participantes da Celepar nesta iniciativa inédita:
"Essas oficinas de aceleração ajudam a agilizar e desburocratizar processos, já tivemos grandes experiências no Estado, como no aplicativo da Paranaprevidência, que trouxe serviços online de uma forma fácil e segura aos aposentados e pensionistas do órgão. Nos sprints, equipes da instituição são envolvidas para mensurar as necessidades e desafios a serem trabalhados, buscando soluções de uma forma ágil e mais assertiva, e que podem auxiliar o TJPR a aproximar ainda mais a justiça da população, trazendo mais rapidez e transparência na prestação de serviços jurídicos."
Leandro Moura
"É muito gratificante fazer parte de um trabalho desta magnitude, o qual está focado em melhoria do serviço judicial. São tantas as ideias inovadoras que surgem, difícil escolher qual causará maior impacto na nossa sociedade. Com toda certeza o resultado deste trabalho trará uma justiça mais ágil e eficaz para nós paranaenses."
Mariceli Foronda
"Essa experiência com o TJ-PR está sendo muito enriquecedora, principalmente porque estamos trabalhando com um público inédito para nós, tendo em vista que estamos acostumados com desafios e oportunidades de melhorias no executivo, e, agora, adentramos em um outro poder, o judiciário, que tem suas características próprias. Às vezes a solução para estes desafios vai além de uma plataforma tecnológica tão somente, principalmente porque quando colocamos os interessados em uma discussão e escutamos suas dificuldades, e, também as soluções que eles propõe, percebemos que a inovação depende muito mais de pessoas do que de tecnologia. Já no início das oficinas, percebemos o engajamento dos juízes e servidores, inclusive com depoimentos emocionados pelo fato de terem essa oportunidade, de se tornarem uma voz ativa e saber que as aspirações deles tem eco em outras comarcas, além das áreas em que eles atuam".
Mauro Sorgenfrei
"Os sprints junto aos magistrados e servidores do TJPR têm se mostrado uma excelente iniciativa, criamos um ambiente seguro e participativo no qual eles podem sugerir ações que busquem inovação na organização, de maneira colaborativa, o que ajuda para compreendermos o problema de forma ampla e pensarmos em soluções que gerem valor. Entendemos que a inovação está na capacidade empática de perceber as necessidades ou “dores” do seu cliente, e, a partir desta compreensão, criarmos formas de resolver estas necessidades, utilizando diversos métodos, sendo a tecnologia o vetor que viabiliza e materializa a entrega destes serviços."
Rainer Junges