Roteiro para descrição de cases
O objetivo deste questionário é mostrar aos nossos desenvolvedores que existem projetos na Celepar que aplicaram DCU durante o PDS – e foram iniciativas de sucesso. Também pretende criar uma rede de contato interna colaborativa sobre o assunto, para oportunizar aos interessados diálogos em que se tirem dúvidas sobre a operacionalização dessas práticas.
Após a síntese das respostas deste questionário, o relatório final será apresentado para você, porque sua avaliação nessa etapa é fundamental, a fim de que se aparem arestas e se evitem ruídos na comunicação.
1. MÉTODO EMPREGADO
1.1. Contextualize, de forma sucinta, o que é o projeto e que tipo de sistema foi desenvolvido.
1.2. Explique, se possível de forma visual, o método utilizado, etapa por etapa, com sua respectiva duração.
1.3. Quais foram os analistas envolvidos em cada etapa e qual era o papel deles naquele momento?
2. TÉCNICAS UTILIZADAS
2.1. Quais foram as técnicas utilizadas em cada etapa? Quanto mais detalhada a descrição, melhor será a compreensão dos desenvolvedores, que podem se valer das experiências que você teve.
2.2. Existe um protocolo, um modelo, um roteiro ou um passo a passo que foi utilizado? Há um registro deles que possa ser acessado, para que outros desenvolvedores entendam o que foi perguntado, analisado, observado, investigado?
3. FOCO DCU
3.1. Em que momento e como aconteceu o envolvimento dos usuários (ou seja, de quem vai utilizar o sistema de fato)?
3.2. Como foram identificados e como se chegou a esses usuários?
3.3. O que foi utilizado para coletar dados com esses usuários?
3.4. Como foram sintetizadas as informações coletadas com esses usuários?
3.5. Houve algum controle pós-uso e/ou alguma avaliação da aceitação do produto pelos usuários? Como isso ocorreu e quais instrumentos foram utilizados?
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
4.1. Faça um breve relato (pode ser em tópicos) dos desafios, obstáculos e pontos interessantes que podem ser relevantes para seus colegas, diante do que aconteceu no seu case.
4.2. Em todo percurso de seu case, você sentiu a falta de alguém que exercesse um papel específico? Qual?
4.3. Como o processo que você vivenciou em seu case pode ser replicado em outros projetos da empresa? Complemente sugerindo em quais tipos de projetos, em quais etapas e em qual estrutura eles seriam adequados.
4.4. Deixe o seu contato, para que possamos compartilhar e criar uma rede de conexões internas sobre o tema.