Roteiro para descrição de cases

O objetivo deste questionário é mostrar aos nossos desenvolvedores que existem projetos na Celepar que aplicaram DCU durante o PDS – e foram iniciativas de sucesso. Também pretende criar uma rede de contato interna colaborativa sobre o assunto, para oportunizar aos interessados diálogos em que se tirem dúvidas sobre a operacionalização dessas práticas.

Após a síntese das respostas deste questionário, o relatório final será apresentado para você, porque sua avaliação nessa etapa é fundamental, a fim de que se aparem arestas e se evitem ruídos na comunicação.

 

1. MÉTODO EMPREGADO

1.1. Contextualize, de forma sucinta, o que é o projeto e que tipo de sistema foi desenvolvido.

1.2. Explique, se possível de forma visual, o método utilizado, etapa por etapa, com sua respectiva duração. 

1.3. Quais foram os analistas envolvidos em cada etapa e qual era o papel deles naquele momento?

 

2. TÉCNICAS UTILIZADAS

2.1. Quais foram as técnicas utilizadas em cada etapa? Quanto mais detalhada a descrição, melhor será a compreensão dos desenvolvedores, que podem se valer das experiências que você teve.

2.2. Existe um protocolo, um modelo, um roteiro ou um passo a passo que foi utilizado? Há um registro deles que possa ser acessado, para que outros desenvolvedores entendam o que foi perguntado, analisado, observado, investigado?

 

3. FOCO DCU

3.1. Em que momento e como aconteceu o envolvimento dos usuários (ou seja, de quem vai utilizar o sistema de fato)?

3.2. Como foram identificados e como se chegou a esses usuários?

3.3. O que foi utilizado para coletar dados com esses usuários?

3.4. Como foram sintetizadas as informações coletadas com esses usuários?

3.5. Houve algum controle pós-uso e/ou alguma avaliação da aceitação do produto pelos usuários? Como isso ocorreu e quais instrumentos foram utilizados?

 

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

4.1. Faça um breve relato (pode ser em tópicos) dos desafios, obstáculos e pontos interessantes que podem ser relevantes para seus colegas, diante do que aconteceu no seu case.

4.2. Em todo percurso de seu case, você sentiu a falta de alguém que exercesse um papel específico? Qual?

4.3. Como o processo que você vivenciou em seu case pode ser replicado em outros projetos da empresa? Complemente sugerindo em quais tipos de projetos, em quais etapas e em qual estrutura eles seriam adequados.

4.4. Deixe o seu contato, para que possamos compartilhar e criar uma rede de conexões internas sobre o tema.