Oficinas de aceleração de serviços públicos
Processo baseado em SPRINTS: ciclos curtos, colaborativos, evolutivos com entregas ágeis.
4 etapas principais da Oficina de Aceleração são:
- Síntese, estratégia e definição de escopo
- Oportunidade de inovação
- Cocriação
- Encaminhamentos (Canva Blueprint: protótipo, produto, projeto)
Objetivos
- Promover e implementar continuamente os processos de inovação aberta de forma ágil e colaborativa, de maneira a se tornarem parte de toda a organização, valorizando o capital intelectual dos colaboradores da Administração Publica Estadual.
- Acelerar a transformação digital, encurtando o tempo entre a ideação e a geração de produtos digitais, antecipando a validação por meio de prototipagem e interações dinâmicas.
- Capacitar e mentorar os colaboradores e servidores, buscando insumos no público que será beneficiário dessas melhorias: o cidadão e outros entes da sociedade com o foco de desenvolver soluções com foco na experiência.
Obs: A Oficina não se caracteriza como sendo uma metodologia ou um processo fechado e linear, mas sim como uma abordagem evolutiva e cíclica que pretende encontrar soluções para problemas de determinada secretaria ou órgão de governo, com o objetivo de melhorar a qualidade de serviços oferecidos ao cidadão.
Possibilidades de encaminhamentos
Protótipo de baixa fidelidade
Project model canva
Blueprint canva
Exemplo de cases implementados
A oficina baseada em Sprints já foi aplicada em várias equipes do governo (secretarias), cada projeto é único e portanto as metodologias aplicadas devem ser personalizáveis, e os sprints são repetidos conforme o escopo do projeto, os objetivos, e o perfil das equipes envolvidas.
Farmácia do Paraná da Secretária da Saúde
- Mapeamento da cadeia de valor
- Mapeamento da jornada do cidadão (entrevistas e observação com o usuário)
- Mapeamento de stakeholders
- Workshop multidisciplinar
Resultado: 5 projetos integrados para a transformação digital dos serviços da farmácia