Oficinas de aceleração de serviços públicos

sprint_oficinas

Processo baseado em SPRINTS: ciclos curtos, colaborativos, evolutivos com entregas ágeis.

Workshop de oficinas


4 etapas principais da Oficina de Aceleração são:

  • Síntese, estratégia e definição de escopo
  • Oportunidade de inovação
  • Cocriação
  • Encaminhamentos (Canva Blueprint: protótipo, produto, projeto)

 

Objetivos

  • Promover e implementar continuamente os processos de inovação aberta de forma ágil e colaborativa, de maneira a se tornarem parte de toda a organização, valorizando o capital intelectual dos colaboradores da Administração Publica Estadual.
  • Acelerar a transformação digital, encurtando o tempo entre a ideação e a geração de produtos digitais, antecipando a validação por meio de prototipagem e interações dinâmicas.
  • Capacitar e mentorar os colaboradores e servidores, buscando insumos no público que será beneficiário dessas melhorias: o cidadão e outros entes da sociedade com o foco de desenvolver soluções com foco na experiência.

Obs: A Oficina não se caracteriza como sendo uma metodologia ou um processo fechado e linear, mas sim como uma abordagem evolutiva e cíclica que pretende encontrar soluções para problemas de determinada secretaria ou órgão de governo, com o objetivo de melhorar a qualidade de serviços oferecidos ao cidadão. 

 

Possibilidades de encaminhamentos
 

Protótipo de baixa fidelidade

protótipo baixa fidelidade

Project model canva
 

Canva

Blueprint canva

Blueprint


 

Exemplo de cases implementados

A oficina baseada em Sprints já foi aplicada em várias equipes do governo (secretarias), cada projeto é único e portanto as metodologias aplicadas devem ser personalizáveis, e os sprints são repetidos conforme o escopo do projeto, os objetivos, e o perfil das equipes envolvidas.

 

Farmácia do Paraná da Secretária da Saúde 

  • Mapeamento da cadeia de valor
  • Mapeamento da jornada do cidadão (entrevistas e observação com o usuário)
  • Mapeamento de stakeholders
  • Workshop multidisciplinar

 

Resultado: 5 projetos integrados para a transformação digital dos serviços da farmácia

resultado