Saiba como funciona a metodologia do Design Sprint 31/03/2021 - 11:58

 Você já ouviu falar do Design Sprint? A metodologia, que consiste em desenvolver um projeto em cinco dias, foi criada por Jake Knapp (autor do livro ‘Sprint’) e testada por grandes empresas, como a Google.

Esse modelo de experiência conta com algumas etapas principais: o conhecimento e mapeamento do desafio, a apresentação de ideias para solução, a refinação dessas ideias, a decisão pelo caminho a ser seguido, o protótipo e, por fim, a testagem com potenciais usuários.

Colaboradores da nossa empresa trabalharam com esse modelo de experiência, a partir do projeto chamado Desafio Sprint. Um grupo de nove pessoas, de Curitiba e do interior do Paraná, participou do projeto. O desafio escolhido em 2020 foi "atraindo o cidadão para o serviço público digital".  

Para 2021, estão previstas três edições do Desafio Sprint na nossa empresa, em abril, agosto e novembro. 

Confira o depoimento das colaboradoras que conduziram os times no Desafio Sprint do último ano:

"O Programa Desafio Sprint é uma iniciativa que iniciou com o trabalho de uma equipe multidisciplinar que tinha como missão bolar um projeto/programa que pudesse ‘revelar’ talentos da empresa. A partir de um Sprint, chegamos ao desenho do que é o programa hoje - uma combinação de design thinking, metodologia ágil, inovação - que propõe a colaboradores com diferentes competências e áreas de atuação, atuarem de forma colaborativa na resolução de um desafio da empresa. Acompanhamos o resultado desta última edição e foi bastante satisfatório observar os feedbacks e possibilidades criadas pelo grupo. Parabéns a todos participantes, e também às facilitadoras Gisele e Márcia, que venham os próximos!"

Clariana Silva

 

 

 

“Esse sprint foi especialmente bom e produtivo porque foi o primeiro sprint 100% remoto que a gente fez na Celepar, da primeira à quinta etapa. A equipe foi excelente, bem coesa. Incrível, porque as pessoas não tinham trabalhado juntas no passado. Elas trabalharam muito bem juntas e a complementaridade foi muito boa. Todo mundo entendeu a proposta e a metodologia do sprint, porque você tem que pensar para frente. Essa equipe entendeu muito bem isso, e a gente conseguiu completar o projeto em tempo recorde que a gente se propôs. Foi uma experiência muito gratificante. A equipe superou todas as expectativas e o resultado foi muito bom.”

Gisele Murphy

 

"O desafio Design Sprint possibilita vivenciar na prática o ágil e colaborativo com entregas curtas, propiciando as convergências de pessoas separadas fisicamente. O aprendizado focado em ciclos curtos e entregas rápidas criou a consciência da necessidade de resposta baseada na experiência do cidadão, colocando a experiência do usuário como central no processo. Isso possibilitou capacitar colaboradores para se comunicarem, serem produtivos, criarem senso de equipe em momentos de escassez e viverem o espírito de equipe no digital!".

Marcia Cavalcante

 

 

 

*Foto: Freepik

Últimas Notícias