ACEITABILIDADE - Teste de Aceitabilidade
A aceitabilidade significa que o sistema deve ser aceitável para o tipo de usuário pelo qual foi projetado. Lembre-se que o teste de aceitabilidade acontece após a utilização do sistema pelo usuário em seu contexto de uso, ou seja, abrange as preferências pessoais que contribuem para que os usuários aceitem o sistema ou não.
O teste de aceitabilidade pode ser:
- Quantitativo: medidas numéricas de satisfação.
- Qualitativo: pesquisas de satisfação do usuário ou entrevistas qualitativas para avaliar a aceitação do usuário e as atitudes em relação à interface do usuário, que podem incluir escalas de satisfação e espaço para comentários.
Exemplos de questões para satisfação do usuário
- CONTEÚDO
- O sistema fornece as informações de que você necessita?
- O conteúdo da informação atende às suas necessidades?
- O sistema fornece dados que parecem ser exatamente o que você precisa?
- O sistema fornece informações suficientes?
- ACURÁCIA (capacidade do sistema oferecer resultados na precisão/exatidão desejada pelo usuário)
- O sistema atende com exatidão a(s) tarefa(s) que você executou?
- Você está satisfeito com a resposta do sistema perante a(s) atividade(s) executada(s)?
- FORMATO
- Os conteúdos apresentados desta forma são úteis para você?
- As informações são claras?
- FÁCIL DE USAR
- Você gostou de utilizar o sistema?
- O sistema é fácil de usar?
- PRONTIDÃO
- Você recebeu as informações necessárias a tempo?
- O sistema forneceu informações atualizadas?
Outros exemplos de questionários: ASQ (Lewis, 1991), CUSI (Lewis, 1995), SUMI (Kirakowski, 1996), WAMMI (Kirakowski & Claridge, 2001), PSSUQ (Lewis, 1995), QUIS (Chin, Diehl & Norman, 1988 ), SUS (Brooke, 1996) e SAQ (Maguire, 2001)