ACEITABILIDADE - Teste de Aceitabilidade

A aceitabilidade significa que o sistema deve ser aceitável para o tipo de usuário pelo qual foi projetado. Lembre-se que o teste de aceitabilidade acontece após a utilização do sistema pelo usuário em seu contexto de uso, ou seja, abrange as preferências pessoais que contribuem para que os usuários aceitem o sistema ou não.

O teste de aceitabilidade pode ser:

  • Quantitativo: medidas numéricas de satisfação.
  • Qualitativo: pesquisas de satisfação do usuário ou entrevistas qualitativas para avaliar a aceitação do usuário e as atitudes em relação à interface do usuário, que podem incluir escalas de satisfação e espaço para comentários.

Exemplos de questões para satisfação do usuário

  • CONTEÚDO
    • O sistema fornece as informações de que você necessita?
    • O conteúdo da informação atende às suas necessidades?
    • O sistema fornece dados que parecem ser exatamente o que você precisa?
    • O sistema fornece informações suficientes?
  • ACURÁCIA (capacidade do sistema oferecer resultados na precisão/exatidão desejada pelo usuário)
    • O sistema atende com exatidão a(s) tarefa(s) que você executou?
    • Você está satisfeito com a resposta do sistema perante a(s) atividade(s) executada(s)?
  • FORMATO
    • Os conteúdos apresentados desta forma são úteis para você?
    • As informações são claras?
  • FÁCIL DE USAR
    • Você gostou de utilizar o sistema?
    • O sistema é fácil de usar?
  • PRONTIDÃO
    • Você recebeu as informações necessárias a tempo?
    • O sistema forneceu informações atualizadas?


Outros exemplos de questionários: ASQ (Lewis, 1991), CUSI (Lewis, 1995), SUMI (Kirakowski, 1996), WAMMI (Kirakowski & Claridge, 2001), PSSUQ (Lewis, 1995), QUIS (Chin, Diehl & Norman, 1988 ), SUS (Brooke, 1996) e SAQ (Maguire, 2001)