Acessibilidade - diversidade dos usuários da web

Existem muitas razões pelas quais as pessoas podem sofrer graus variados de problemas auditivo, cognitivo, neurológico, físico, fala e deficiência visual. Por exemplo, alguns podem ter deficiência desde o nascimento, por uma doença, um acidente, ou podem desenvolver deficiência com a idade. Alguns podem considerar não ter deficiência, mas possuem limitações funcionais.

Mais informações sobre a diversidade de habilidades

Cada indivíduo é único. As pessoas têm diferentes capacidades, habilidades, ferramentas, preferências e expectativas que podem afetar o modo como usam a web. Por exemplo, considere os seguintes aspectos:

  • Deficiências relacionadas com a idade: Muitas pessoas desenvolvem deficiências relacionadas a idade, enquanto compartilham os mesmos requisitos funcionais como outros com deficiência, por vezes existem diferenças significativas no uso de tecnologias assistivas, no nível de conhecimentos de informática ou dificuldades no uso da web em geral.

  • Deficiências múltiplas: Algumas pessoas têm combinações de diferentes tipos de deficiência, o que pode limitar suas abordagens para interagir com a web. Por exemplo, alguém que é surdo e tem baixa visão pode se beneficiar de legendas para o áudio, mas só se essas legendas tem tamanho ajustável e cor.

  • As condições de saúde: algumas pessoas têm problemas de saúde que podem afetar sua resistência, destreza ou concentração. Por exemplo, alguns podem sentir cansaço, dor ou outros sintomas que possam afetar a sua utilização física do computador ou limitar a duração ou a extensão de seu uso da web.

  • Mudando habilidades: Algumas pessoas podem enfrentar limitações funcionais progressivas ou recorrentes que afetam o uso da web de forma diferente, em momentos diferentes. Por exemplo, alguns podem precisar de determinados recursos de acessibilidade em um dia, e outros, em um outro dia, dependendo de sua condição.

  • Impedimentos temporários: Algumas pessoas podem enfrentar deficiências temporárias, como aquelas que podem ocorrer devido a um acidente, cirurgia ou medicação. Podem não saber sobre soluções de acessibilidade, podem não saber como usar os recursos de acessibilidade e podem não estar cientes de suas próprias necessidades.

  • Limitações situacionais: Algumas pessoas podem enfrentar dificuldades devido ao seu redor ou devido a outros aspectos situacionais. Por exemplo, podem estar em um ambiente barulhento e incapaz de ouvir o áudio, estar à luz do sol e incapaz de ver uma tela, ou podem não ser capaz de suportar algumas tecnologias.

Sites e ferramentas web devem ser projetados para as pessoas com uma ampla gama de habilidades com todos os benefícios, incluindo pessoas sem deficiência. Por isso, é importante considerar a ampla diversidade de necessidades funcionais, em vez de ordenar as pessoas de acordo com as classificações médicas.

 

Auditivo

A deficiência auditiva pode ser uma deficiência leve ou moderada da audição em um ou ambos os ouvidos ("duro de ouvido"), ou uma deterioração substancial e incorrigível da audição em ambos os ouvidos ("surdez"). Algumas pessoas com deficiências auditivas podem ouvir sons, mas às vezes não é suficiente para entender todo o discurso, especialmente quando há ruído de fundo. Isto inclui as pessoas que usam aparelhos auditivos ou outras abordagens para melhorar o som.

 
Mais sobre deficiência auditiva

Enquanto o rápido aumento de multimídia na web oferece muitas oportunidades para pessoas com deficiência auditiva, também apresenta desafios quando o conteúdo não é projetado para ser acessível. Por exemplo, enquanto o conteúdo de vídeo pode ser usado para comunicar informações visualmente, conteúdo de áudio precisa ter alternativas, tais como transcrições e legendas, para que seja acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Para usar a web de forma eficaz, as pessoas com deficiência auditiva precisam de:

  • Transcrições e legendas de conteúdo de áudio, incluindo apenas de áudio de conteúdo e faixas de áudio em multimídia.
  • Media players que exibem legendas e oferecem opções para ajustar o tamanho do texto e as cores de legendas.
  • Opções para parar, pausar ou ajustar o volume de conteúdo de áudio (independentemente do volume do sistema).
  • Áudio de primeiro plano de alta qualidade que é claramente distinguível de qualquer ruído de fundo.

Para algumas pessoas com deficiência auditiva, a língua de sinais é a primeira língua e não podem ler a linguagem escrita fluente. Fornecendo informações importantes em língua de sinais e uso de texto simples, que é complementado por imagens, gráficos e outras ilustrações, ajudam a tornar o conteúdo web mais compreensível para muitos. No entanto, é importante lembrar que nem todas as pessoas com deficiência auditiva sabem a língua de sinais.

Exemplos de deficiência auditiva
  • Dificuldade de audição - surdez leve ou moderada em um ou ambos os ouvidos.
  • Surdez - substancial, incorrigível diminuição da audição em ambos os ouvidos.
  • Surdo-cegueira - substancial, audição incorrigível e deficiência visual.
Exemplos de barreiras para as pessoas com deficiência auditiva
  • O conteúdo de áudio, como vídeos com vozes e sons, sem legendas ou transcrições.
  • Media players que não exibem legendas e que não oferecem controles de volume.
  • Media players que não oferecem opções para ajustar o tamanho do texto e as cores de legendas.
  • Serviços baseados na web, incluindo aplicações web, que dependem de interação usando apenas voz.
  • Falta de linguagem de sinais para complementar as informações importantes e texto que é difícil de ler.

 

Cognitiva e neurológica

A deficiência cognitiva e de desordens neurológicas envolve qualquer parte do sistema nervoso, incluindo o cérebro e o sistema nervoso periférico. Isso pode afetar o modo como as pessoas ouvem, movem-se, vêem, falam e compreendem a informação. Deficiências cognitivas e neurológicas não necessariamente afetam a inteligência de uma pessoa.

Mais informações sobre deficiências cognitivas e neurológicas

Tecnologias da informática e da web oferecem muitas oportunidades para pessoas com deficiências cognitivas e neurológicas de interagir com o conteúdo e processar informações de maneiras que são mais utilizáveis. Por exemplo, as pessoas podem navegar pelo conteúdo web usando diferentes estratégias, acessar informações em texto, áudio ou outros formatos e alterar a apresentação do conteúdo de acordo com suas necessidades ou preferências individuais.

Dependendo das necessidades específicas de um indivíduo, pessoas com deficiências cognitivas e neurológicas precisam de:

  • Conteúdo claramente estruturado que facilite a visão e orientação.
  • Rotulagem consistente de formulários, botões e outras partes do conteúdo.
  • Alvos previsíveis ligação, funcionalidade e comportamento geral.
  • Diferentes formas de sites de navegação, como por meio de um menu hierárquico ou opção de pesquisa.
  • Opções para suprimir piscando, piscando, piscando, ou de outra forma distraindo conteúdo.
  • Texto simples que complemente imagens, gráficos e outras ilustrações.

Pessoas com deficiências cognitivas e neurológicas usam diferentes tipos de métodos de navegação na web, dependendo de suas necessidades específicas. Por exemplo, algumas usam software text-to-speech para ouvir as informações enquanto lêem visualmente, ou utilizam legendas para ler as informações ao ouvir isso. Outras usam as ferramentas que redimensionam o texto e espaçamento, e personalizam as cores para auxiliar a leitura, e ainda, as ferramentas de ortografia e gramática para auxiliar a escrita. Para estes web métodos de trabalhar a navegação, os desenvolvedores precisam considerar os requisitos de acessibilidade web que muitas vezes são compartilhados por pessoas com perda auditiva, física, fala ou deficiência visual.

Exemplos de deficiências cognitivas e neurológicas
  • Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) (anteriormente "transtorno de déficit de atenção (ADD)") - envolve a dificuldade em se concentrar em uma única tarefa, dificuldade em se concentrar por longos períodos, ou podem ser facilmente distraídos.
  • Transtorno do espectro do autismo (ASD) (inclui o "autismo", "Síndrome de Asperger" e "transtorno invasivo do desenvolvimento" (PDD)) - envolve deficiências de comunicação social e habilidades de interação e às vezes restringe hábitos e interesses.
  • Deficiência intelectual (às vezes chamado de "dificuldades de aprendizagem" na Europa e em alguns outros países, e "deficiências de desenvolvimento" em outras regiões). Envolve a deficiência de inteligência, aprendizagem de forma mais lenta, ou dificuldade em compreender conceitos complexos. A síndrome de Down é uma entre várias causas de deficiência intelectual.
  • Dificuldades de aprendizagem - é um termo funcional em vez de uma condição médica e não está uniformemente definido. Na Europa e em alguns países se referem à deficiência intelectual, enquanto que na Austrália, Canadá, EUA e alguns outros se referem à deficiência de percepção.
  • Deficiências mentais - incluem ansiedade, delírio, depressão, paranoia, esquizofrenia, entre outras doenças. Estas condições podem causar dificuldade em focalizar a informação, o processamento ou compreensão de informações. A medicação específica para esses transtornos possibilita efeitos colaterais como: visão turva, tremores nas mãos e outras deficiência.
  • Perda de memória - envolve memória limitada a curto prazo, perdendo a memória de longo prazo. Capacidade limitada para recordar linguagem. A demência é uma entre várias causas de perda de memória.
  • A esclerose múltipla - provoca danos às células nervosas no cérebro, na medula espinhal e pode afetar habilidades auditiva, cognitiva, físicas ou visual, em particular durante as recaídas.
  • Deficiência de percepção (às vezes chamado de "dificuldades de aprendizagem" na Austrália, o Canadá, os EUA e alguns outros países) - envolve a dificuldade de processamento auditivo, tátil, visual, ou outras informações sensoriais. Isso pode afetar a leitura (dislexia), escrita (disgrafia), números de processamento (discalculia), ou orientação espacial e temporal.
  • Distúrbios convulsivos - inclui diferentes tipos de epilepsia e enxaqueca, que pode ser em reação a oscilação visual ou sinais de áudio em determinadas frequências ou padrões.
Exemplos de barreiras para as pessoas com deficiências cognitivas e neurológicas
  • Mecanismos de navegação complexos e layouts de páginas, que são difíceis de entender e usar.
  • Frases complexas que são difíceis de ler e palavras não usuais que são difíceis de entende.
  • Longos trechos de texto, sem imagens, gráficos ou outras ilustrações para destacar o contexto.
  • Conteúdo movendo-se, piscando ou vacilante, e áudio de fundo que não pode ser desligado.
  • Navegadores da web e media players que não fornecem mecanismos para coibir animações e áudio.
  • Página com design visual que não pode ser adaptado usando os controles do navegador web ou folhas de estilo personalizadas.

 

Físico

Deficiências físicas (algumas vezes chamado de "deficiência motora") incluem fraqueza, limitações de controle muscular (como movimentos involuntários, incluindo tremores, falta de coordenação ou paralisia), limitações de sensação, problemas nas articulações (como artrite), da dor que impede o movimento, ou faltando membros.

Mais informações sobre deficiência física

Para utilizar a web, as pessoas com deficiências físicas geralmente usam hardware e software especializado, tais como:

  • Teclado ou mouse ergonômico ou especialmente concebidos.
  • Ponteiro de cabeça, boca vara e outros auxiliares para ajudar na digitação.
  • Teclado na tela com trackball, joystick e switches para operá-lo.
  • Reconhecimento de voz, eye tracking e outras abordagens para interação mãos-livres.

Pessoas com deficiência física podem usar um dispositivo de mouse, teclado ou dispositivo de teclado semelhante apenas para operar o computador. Necessitam de apoio no teclado para toda a funcionalidade fornecida em uma página web. Podem precisar de mais tempo para digitar, clicar, ou realizar outra interação, e podem digitar teclas individuais em sequência ao invés de digitar teclas em simultâneo ("chording") para ativar comandos. Isto inclui comandos para caracteres especiais, teclas de atalho, ou para itens de menu ativos.

Muitas vezes sentem dificuldade clicando pequenas áreas, com propensão a cometer erros na digitação ou nos cliques. Portanto, proporcionar grandes áreas clicáveis, com tempo suficiente para completar tarefas e opções de correção de erros, são aspectos importantes de um projeto, bem como, incluir o fornecimento de indicadores visíveis do foco atual e mecanismos para pular sobre os blocos, como sobre os cabeçalhos de página ou barras de navegação. Muitos destes requisitos são compartilhados por pessoas com incapacidades cognitivas, neurológicas e deficiência visual.

Exemplos de deficiência física
  • Amputação e deformidade - inclui a falta dos dedos, membros ou outras partes do corpo humano.
  • Artrite (anteriormente designada por "reumatismo ") - inflamação, degeneração ou danos das articulações.
  • Fibromialgia (anteriormente chamado de " reumatismo ") - dor crônica dos tecidos musculares e conjuntivo.
  • Reumatismo - normalmente se refere a artrite e outras causas de dores ósseas ou articulares, e às vezes, a fibromialgia ou outras causas de dor muscular e outros tecidos moles.
  • Destreza reduzida  - é um termo funcional (ao invés de uma condição médica), que descreve a capacidade de controlar a mão, como a coordenação olho-mão de pessoas com incapacidades cognitivas e neurológicas.
  • Distrofia muscular - fraqueza progressiva e degeneração dos músculos, inclusive nos braços e mãos.
  • Lesão por esforço repetitivo (LER) - também chamado de "distúrbio de movimento repetitivo" (RMD) e "traumas cumulativos" (CT) - envolve lesões do sistema músculo-esquelético (ossos, articulações, tendões e outros tecidos conjuntivos) e do sistema nervoso de tarefas repetitivas e danos.
  • Tremor e espasmos - movimento involuntário ou contração muscular, incluindo espasmos curtos e contrações musculares contínuas ou rítmicas.
  • Quadriplegia (às vezes chamado de "tetraplegia") - paralisia parcial ou total (inclui o controle motor e a sensação) para todos os quatro membros do corpo (pernas e braços) e o tronco.
Exemplos de barreiras para pessoas com deficiência física
  • Sites, navegadores e ferramentas web que não oferecem suporte a teclado completo.
  • Prazos insuficientes para responder ou para completar as tarefas, tais como preencher formulários on-line.
  • Controles, incluindo links com imagens de texto, que não têm alternativas de texto equivalentes.
  • Falta pistas visuais e não visuais de orientação, estrutura de página e outros auxílios à navegação.
  • Mecanismos de navegação e funções da página inconsistentes, imprevisíveis e excessivamente complexos.

 

Fala

Esta deficiência inclui a impossibilidade ou dificuldade de falar. O som produzido pela fala pode tornar-se irreconhecível por outras pessoas ou por softwares de reconhecimento de voz. Por exemplo, o volume ou a clareza da voz pode ser difícil de entender.

Mais informações sobre deficiência da fala

Pessoas com deficiência de fala encontram barreiras com serviços baseados em voz, com links e aplicações que operam usando comandos de voz. Para utilizar os serviços que dependem da voz, estas pessoas precisam de modos alternativos de interação, como um bate-papo baseado em texto para interagir com representantes online ou comandos de teclado para operar aplicações web. Além disso, sites que fornecem números de telefone como o único meio de se comunicar com a organização impõe barreiras para as pessoas com deficiência de fala. Meios de comunicação alternativos incluem formulários de feedback e e-mail.

Exemplos de deficiência da fala
  • Apraxia de fala (AOS) - inclui a inconsistência da articulação e produção dos sons da fala, e erros que produzem sons na ordem correta, mas de modo que as palavras ou frases faladas tornam-se difícil de entender.
  • Desordenar (também chamado de "taquifemia") - inclui a aceleração do ritmo da fala, entonação, e co-articulação de sons, e outras influências no discurso que às vezes é semelhante à gagueira .
  • Disartria - envolve fraqueza ou paralisia completa dos músculos que são necessários para produzir a fala, incluindo os lábios, pulmões, garganta, língua, entre outros.
  • Desordem no som da fala - envolve a dificuldade ou incapacidade de produzir certos sons ou padrões de som, e às vezes, resulta em distorção, omissão ou substituição de tais sons com os outros.
  • Gagueira - consiste na paragem em certas sílabas e repetição de outras, na repetição de sons individuais ou palavras inteiras e frases, extravio ou prolongamento das pausas e sons durante o discurso, que é diferente de desordenar.
  • Mudez (também chamado de "mutismo") - envolve a incapacidade de falar, devido a diferentes razões, tais como a ansiedade, a lesões cerebrais, ou incapacidade de ouvir e aprender a falar.
Exemplos de barreiras para as pessoas com deficiência de fala
  • Serviços baseados na web, incluindo aplicações, que dependem de interação que utilize apenas a voz.
  • Sites que oferecem números de telefone como a única maneira de se comunicar com a organização.

 

Visual

A deficiência visual varia de visão leve ou moderada, para um ou ambos os olhos ("baixa visão" ou "visão parcial"), a perda substancial e incorrigível de visão em ambos os olhos ("cegueira"). Algumas pessoas têm reduzido ou falta de sensibilidade a certas cores ("daltonismo"), ou aumento da sensibilidade para com o brilho excessivo em cores. Estas variações na percepção de cores e brilho pode ser independente da acuidade visual.

Mais informações sobre deficiência visual

Pessoas com deficiência visual geralmente dependem de mudar a apresentação de conteúdo web em formas que são mais útil para suas necessidades específicas. Por exemplo, por:

  • Aumentar ou reduzir o tamanho do texto e as imagens
  • Personalizar configurações de fontes, cores e espaçamento
  • Ouvindo síntese text-to-speech do conteúdo
  • Ouvindo as descrições de áudio de vídeo em multimídia
  • Leitura de texto usando braille (pequenos pontos que são levantados e baixou para exibir caracteres que são lidos pela varredura sobre os pontos em relevo usando a ponta dos dedos)

Para estes métodos teia para trabalhar a visitar, promotores necessidade de assegurar que a apresentação do conteúdo da web é independente da sua estrutura subjacente, e que a estrutura está correctamente codificada de modo que possa processado e apresentado pelo software de diferentes maneiras. Por exemplo, algumas pessoas não vêem o conteúdo e precisa listas, cabeçalhos, tabelas e outras estruturas de página para ser devidamente codificados para que possam ser identificados por software.

Algumas pessoas estão vendo apenas pequenas partes do conteúdo de cada vez ou estão percebendo as cores e design diferente. Algumas pessoas estão usando fontes personalizadas, cores e espaçamento para tornar o conteúdo mais legível, ou eles estão navegando pelo conteúdo usando o teclado só porque eles não podem ver o ponteiro do mouse. Um projeto acessível suporta diferentes apresentações do conteúdo web, e formas diferentes de interação.

Exemplos de deficiência visual
  • Daltonismo - inclui dificuldade em distinguir cores, como entre o vermelho eo verde, ou entre o amarelo eo azul, e, por vezes incapacidade de perceber qualquer cor
  • Baixa visão - inclui pobre acuidade visual (visão que não é nítida), visão em túnel (vendo apenas o meio do campo visual), perda de campo central (vendo apenas as bordas do campo visual) e visão turva
  • Blindness - substancial, a perda irrecuperável da visão em ambos os olhos
  • Surdo-cegueira - substanciais, incorrigíveis deficiências visuais e auditivas
Exemplos de barreiras para pessoas com deficiência visual
  • Imagens, controles e outros elementos estruturais que não têm alternativas de texto equivalentes
  • De texto, imagens e layouts página que não pode ser redimensionada ou que perder informações quando redimensionado
  • Falta pistas visuais e não visuais de orientação, estrutura de página e outros auxílios à navegação
  • O conteúdo do vídeo que não tem texto ou alternativas de áudio, ou uma faixa de áudio-descrição
  • Inconsistente, imprevisível e excessivamente complexa mecanismos de navegação e funções da página
  • Texto e imagens com contraste insuficiente entre primeiro plano e fundo combinações de cores
  • Sites, navegadores e ferramentas de autoria que não suportam o uso de combinações de cores personalizadas
  • Sites, navegadores e ferramentas de autoria que não oferecem suporte a teclado completo