Arquitetura da informação - dicas de como começar
Roteiro básico:
Defina os objetivos da solução que irá construir: a definição de objetivos de curto e de longo prazo estabelece uma ideia clara e bem documentada do que você irá fazer.
Faça perguntas ou responda à pergunta “Qual é a missão e o propósito da organização?”.
- Identifique quais são os públicos-alvo e defina a experiência do usuário (pôr link para Experiência do Usuário). Crie cenários para visualizar o website, programa ou aplicativo com seus usuários em processo interativo.
- Se for o caso, faça uma análise competitiva ou pesquise organizações parceiras, suas soluções e ofertas de serviço.
- Defina os componentes de conteúdo que o site precisa.
- Agrupe e rotule os conteúdos.
- Defina quais funcionalidades serão necessárias (acessos diferenciados, boletins, formulários, imagens, vídeos etc).
- Defina a navegação:
- Como os usuários irão usar o site?
- Como eles irão ir de um ponto a outro?
- Como prevenir que se percam?
- Quais são as seções principais?
- Invista em um design de interface adequado: perceba que um dos principais motivos da preocupação com o design é proporcionar aos usuários uma sensação de localização. Eles precisam saber onde estão situados, por onde já passaram e como chegar onde querem. Uma estrutura adequada, combinada com um design visual eficiente, possibilita que os usuários construam uma imagem mental do mapa da solução.
De maneira geral, o termo “arquitetura da informação” refere-se à prática de definir como as coisas serão organizadas, tornando-as mais compreensíveis. Por isso, sua principal função é auxiliar as pessoas a encontrarem aquilo que estão procurando. E ela pode ser aplicada a objetos e locais, tanto físicos, quanto na web.