COCRIAR - Diagrama de Afinidade

O que é / para que serve: Quando o grupo recebe um volume considerável de informações, uma possível dinâmica é o diagrama de afinidades. As informações são classificadas e organizadas de uma forma significativa para que o grupo possa entender os tipos de informações e usar esses dados para criar, por exemplo, requisitos, casos de uso, personas, fluxos de tarefas, entre outros.

Sugestão: O grupo pode começar com notas adesivas (também existem materiais feitos em ímãs e velcros), colocando cada ideia ou descoberta em uma nota. Em seguida, as notas adesivas são colocadas em grupos de ideias semelhantes e os grupos recebem rótulos para a categoria de ideias, assim o grupo vai organizando e classificando os dados de acordo com as metas/objetivos da dinâmica

Diretrizes para planejar a Cocriação:

  • Estabelecer metas/objetivos
  • Seleção e diversidade de participantes + questões éticas para participar;
  • Tipo de atividade: dizer, fazer e/ou representar | expressar visual e/ou verbalmente
  • Escolha um formato*
  • Formas de registro
  • Output da dinâmica
  • Material necessário para execução

*Escolha um formato – alguns exemplos:

Círculo – os participantes sentam em um círculo de frente uns para os outros – princípio de uma sessão interativa, onde todos podem se sentir livres para participar e se engajar. Recomenda-se utilizar um objeto (ex.: bastão), pois embora não haja um líder na dinâmica, quando alguém pede para falar, espera-se que o grupo dê total atenção ao indivíduo que esteja com o objeto em mãos.

Espaço Aberto - os participantes ajudam a desenvolver uma determinada sessão/workshop/oficina, em vez de receber algo fechado, pronto.

Mapear - envolve coletar informações verbalmente dos participantes sobre um determinado tópico de interesse, em seguida, registrar as informações em algum tipo de “mapa” que o grupo possa seguir logicamente. Um mapa flui melhor do que um gráfico padrão e permite que você veja melhor as ligações.

Visualização Artística – uma atividade artística prática se incorpora aos temas de uma sessão/workshop/oficina e ajuda a ilustrá-los.

World Café - pequenos grupos (cerca de quatro ou cinco pessoas) conversam em torno de mesas sobre um tema comum. Após a primeira conversa, alguém permanece à mesa como “anfitrião”, enquanto os outros se movem para uma nova mesa. O anfitrião resume o que aconteceu naquela mesa e os novos compartilham suas conversas anteriores. Desta forma, os fios das várias conversas são entrelaçados.
 

Links Úteis:

https://www.designkit.org/methods/co-creation-session
http://gonano-project.eu/toolkits-for-co-creation
https://iproduce-project.eu/resources-and-results/co-creation-methods-and-tools
http://www.theworldcafe.com