COCRIAR - Mapa
O que é / para que serve: Representações visuais utilizadas para organizar, comunicar e reter conhecimentos/conceitos que foram extraídos de informações reais dos usuários para o grupo da dinâmica pensar, explorar e criar novas construções de significado, de ideias e associações correlatas ao desenvolvimento do sistema. Esse tipo de técnica fornece uma estrutura, um diagrama para identificar áreas problemáticas, oportunidades de intervenção, reconhecer padrões e relações entre componentes da interface, tornar conceitos abstratos em elementos tangíveis, integrar novas ideias no desenvolvimento, colaborar para tomada de decisão, selecionar funções do sistema para as diferentes tarefas, bem como, identificar momentos positivos, negativos e neutros da experiência do usuário repercutindo em redesign ou melhorias do sistema, etc.
Exemplos: Mapa da jornada do usuário, roadmap, mind mapping, stakeholder maps, canvas, entre outros.
+ Detalhes
> Mapa da jornada do usuário
https://www.nngroup.com/articles/journey-mapping-101
https://servicedesigntools.org/tools/journey-map
https://www.interaction-design.org/literature/topics/customer-journey-map
Links úteis:
https://www.nngroup.com/articles/empathy-mapping
https://www.nngroup.com/articles/ux-mapping-cheat-sheet
https://servicedesigntools.org/tools
https://toolbox.butterflyworks.org/toolkit
https://unalab.enoll.org
https://toolkits.dss.cloud/design
https://www.designkit.org/methods
https://www.usability.gov/how-to-and-tools
http://www.allaboutux.org/all-methods
Diretrizes para planejar a Cocriação:
- Estabelecer metas/objetivos
- Seleção e diversidade de participantes + questões éticas para participar;
- Tipo de atividade: dizer, fazer e/ou representar | expressar visual e/ou verbalmente
- Escolha um formato*
- Formas de registro
- Output da dinâmica
- Material necessário para execução
*Escolha um formato – alguns exemplos:
Círculo – os participantes sentam em um círculo de frente uns para os outros – princípio de uma sessão interativa, onde todos podem se sentir livres para participar e se engajar. Recomenda-se utilizar um objeto (ex.: bastão), pois embora não haja um líder na dinâmica, quando alguém pede para falar, espera-se que o grupo dê total atenção ao indivíduo que esteja com o objeto em mãos.
Espaço Aberto - os participantes ajudam a desenvolver uma determinada sessão/workshop/oficina, em vez de receber algo fechado, pronto.
Mapear - envolve coletar informações verbalmente dos participantes sobre um determinado tópico de interesse, em seguida, registrar as informações em algum tipo de “mapa” que o grupo possa seguir logicamente. Um mapa flui melhor do que um gráfico padrão e permite que você veja melhor as ligações.
Visualização Artística – uma atividade artística prática se incorpora aos temas de uma sessão/workshop/oficina e ajuda a ilustrá-los.
World Café - pequenos grupos (cerca de quatro ou cinco pessoas) conversam em torno de mesas sobre um tema comum. Após a primeira conversa, alguém permanece à mesa como “anfitrião”, enquanto os outros se movem para uma nova mesa. O anfitrião resume o que aconteceu naquela mesa e os novos compartilham suas conversas anteriores. Desta forma, os fios das várias conversas são entrelaçados.
Links úteis:
https://www.designkit.org/methods/co-creation-session
http://gonano-project.eu/toolkits-for-co-creation
https://iproduce-project.eu/resources-and-results/co-creation-methods-and-tools
http://www.theworldcafe.com