Recomendações para a arquitetura da informação
Objetivo
Tornar mais inteligente a orientação, distribuição e navegação de informações e serviços nos sites. Um site deve ser considerado mais que simplesmente informação online, deve ter a missão de levar algum resultado ao usuário, deve informar corretamente ou oferecer serviços úteis.
No caso de sites governamentais, a responsabilidade por distribuição de informações e serviços de qualidade é imprescindível, visto que o Governo tem como foco principal servir ao cidadão/empresa. Esse é o seu público-alvo.
Para criar um site, em primeiro lugar, é preciso sempre pensar em quem irá navegar, qual é o público-alvo. Provavelmente, o usuário busca encontrar a informação de maneira rápida, de conteúdo relevante e confiável. A ideia é se colocar no lugar do cidadão quando está à procura da informação ou serviço.
Lembre-se que:
- Há pessoas que não possuem muito conhecimento (sem escolaridade completa ou sem conhecimento tecnológico)
- Há pessoas que têm algum tipo de deficiência física
Antes de iniciar a descrição da estrutura do site, considere:
- Qual é a missão e o objetivo da organização
- Quem é o público-alvo
- Quais são os objetivos de curto e longo prazo do site
- Análise da concorrência: é importante conhecer os sites concorrentes e estar ciente do que estão produzindo na web e se são exemplos a seguir ou não.
- Por que as pessoas irão visitar o seu site? A resposta para esta pergunta deve ser: “porque o meu site possui informações e serviços excelentes, que facilitam e beneficiam a vida do usuário; portanto, quando precisar, ele retornará ao meu site”.
- Elas irão voltar? Somente se encontrarem informações e serviços úteis
1. Como montar a estrutura do site
1.1. Defina o conteúdo
- Pense no usuário do site: que informação e/ou serviço ele precisa encontrar.
- Utilize perguntas para colocar a informação correta.
Exemplo 1: para um site do Centro de Apoio X, não basta apresentar um texto agradável – é preciso informar concretamente as ações do órgão. Veja as questões abaixo:
- Atende pessoalmente ou on-line o cidadão?
- Disponibiliza promotor para cuidar do caso concreto?
- Como faço para ser atendido?
- Que documentos preciso ter em mãos para o atendimento?
As pessoas querem saber o que a instituição faz de verdade e não somente que ela promove a construção de uma sociedade progressivamente melhor e mais justa.
Exemplo 2: em um site para ajudar pessoas a gerenciar suas finanças pessoais – contas bancárias, contas a pagar, investimentos etc –, é preciso responder a questões como:
- Quais são os principais problemas que as pessoas enfrentam ao lidar com suas finanças?
- Quais (se houver) são os estágios pelas quais as pessoas têm que passar?
- As pessoas casadas fazem de forma diferente das solteiras? Etc.
Exemplo 3: um modelo de perguntas para oferecer o serviço.
Serviço
Consulta de Débitos
O que é
Verificação de pendências no Instituto...
A quem se destina
Qualquer pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado.
Documentos necessários
Número de registro no Cadastro de Pessoa Física - CPF...
Condições para fazer o requerimento
Nenhuma
Certidão positiva
Se verificada qualquer situação de inadimplência ou irregularidade...
Órgão responsável
Instituto ...
Endereço: ... Cep: ... - (Cidade) ... - PR
Telefone ... - Fax ....
E-mail: ....
Custo
Não há custo para fazer o requerimento ...
Há custos para emitir o documento de Certidão Negativa.
Mais Informações
...
Contato
Inclua sempre um modo de comunicação direta com o usuário (Fale conosco, 0800, endereço físico, telefones etc).
Cuidados ao utilizar Flash
Qual porcentagem do seu público tem Flash instalado? Quem tem tempo suficiente para esperar o Flash carregar?
Atualização
É essencial atualizar o site periodicamente. Se não houver atualização, pelo menos modifique a página principal.
O que NÃO FAZER
- Lixo visual: evite inserir imagens animadas, pois, além de deixar o site visualmente poluído, aparenta amadorismo.
- Mensagem "página em construção": evite esse tipo de mensagem. Se uma página ainda está sendo desenvolvida, não coloque link para ela ou nem inclua o item no menu.
2. Defina o mapa hierárquico do site (menu)
- Descreva os títulos que irão no menu e nos submenus.
- Não utilize títulos muito extensos, pois a leitura de um menu é dinâmica.
- Cuide com o uso da linguagem:
- Linguagem coloquial se o público-alvo for informal ou popular, porém sem fugir das regras gramaticais.
- Linguagem culta se há público para entendê-la.
2.1. Modelo de estrutura
Menu Vertical
Institucional (ou Apresentação)
- Missão
- Histórico
- Objetivos
- Quem somos
- Quem é quem (ou Equipe ou Coordenação)
- Unidades
- Localização
- Demonstrações financeiras
Programa
- Definição (ou O que é)
- Missão
- Objetivos
- Diretrizes básicas
- Ações
- Quem pode participar
- Como participar
- Executores
- Parceiros
Projetos
- Telecentros
- Comunidade
- Ação social
Serviços
- Apoio ao consumidor
- Cadastro de ...
- Calendário de ...
- Cursos e palestras
- Consulta a especialistas
- Consulta a processo ...
- Solicitação de certidão ...
- Relação de produtos ...
Pontos de Comercialização
- Norte
- Norte Pioneiro
- Oeste
- Sudoeste
- Centro-Oeste
- Centro-Sul
- Curitiba, Região Metropolitana e Litoral
- Noroeste
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