Recomendações para a arquitetura da informação

Objetivo

Tornar mais inteligente a orientação, distribuição e navegação de informações e serviços nos sites. Um site deve ser considerado mais que simplesmente informação online, deve ter a missão de levar algum resultado ao usuário, deve informar corretamente ou oferecer serviços úteis.

No caso de sites governamentais, a responsabilidade por distribuição de informações e serviços de qualidade é imprescindível, visto que o Governo tem como foco principal servir ao cidadão/empresa. Esse é o seu público-alvo.

Para criar um site, em primeiro lugar, é preciso sempre pensar em quem irá navegar, qual é o público-alvo. Provavelmente, o usuário busca encontrar a informação de maneira rápida, de conteúdo relevante e confiável. A ideia é se colocar no lugar do cidadão quando está à procura da informação ou serviço.

 

Lembre-se que:

  • Há pessoas que não possuem muito conhecimento (sem escolaridade completa ou sem conhecimento tecnológico)
  • Há pessoas que têm algum tipo de deficiência física

 

Antes de iniciar a descrição da estrutura do site, considere:

  • Qual é a missão e o objetivo da organização
  • Quem é o público-alvo
  • Quais são os objetivos de curto e longo prazo do site
  • Análise da concorrência: é importante conhecer os sites concorrentes e estar ciente do que estão produzindo na web e se são exemplos a seguir ou não.
  • Por que as pessoas irão visitar o seu site? A resposta para esta pergunta deve ser: “porque o meu site possui informações e serviços excelentes, que facilitam e beneficiam a vida do usuário; portanto, quando precisar, ele retornará ao meu site”.
  • Elas irão voltar? Somente se encontrarem informações e serviços úteis

 

1. Como montar a estrutura do site

1.1. Defina o conteúdo

  • Pense no usuário do site: que informação e/ou serviço ele precisa encontrar.
  • Utilize perguntas para colocar a informação correta.

Exemplo 1: para um site do Centro de Apoio X, não basta apresentar um texto agradável – é preciso informar concretamente as ações do órgão. Veja as questões abaixo:

  • Atende pessoalmente ou on-line o cidadão?
  • Disponibiliza promotor para cuidar do caso concreto?
  • Como faço para ser atendido?
  • Que documentos preciso ter em mãos para o atendimento?

As pessoas querem saber o que a instituição faz de verdade e não somente que ela promove a construção de uma sociedade progressivamente melhor e mais justa.

Exemplo 2: em um site para ajudar pessoas a gerenciar suas finanças pessoais – contas bancárias, contas a pagar, investimentos etc –, é preciso responder a questões como:

  • Quais são os principais problemas que as pessoas enfrentam ao lidar com suas finanças?
  • Quais (se houver) são os estágios pelas quais as pessoas têm que passar?
  • As pessoas casadas fazem de forma diferente das solteiras? Etc.

Exemplo 3: um modelo de perguntas para oferecer o serviço.

Serviço
Consulta de Débitos

O que é
Verificação de pendências no Instituto...

A quem se destina
Qualquer pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado.

Documentos necessários
Número de registro no Cadastro de Pessoa Física - CPF...

Condições para fazer o requerimento
Nenhuma

Certidão positiva
Se verificada qualquer situação de inadimplência ou irregularidade...

Órgão responsável
Instituto ...
Endereço: ... Cep: ... - (Cidade) ... - PR
Telefone ... - Fax ....
E-mail: ....

Custo
Não há custo para fazer o requerimento ...
Há custos para emitir o documento de Certidão Negativa.

Mais Informações
...

Contato
Inclua sempre um modo de comunicação direta com o usuário (Fale conosco, 0800, endereço físico, telefones etc).

Cuidados ao utilizar Flash
Qual porcentagem do seu público tem Flash instalado? Quem tem tempo suficiente para esperar o Flash carregar?

Atualização
É essencial atualizar o site periodicamente. Se não houver atualização, pelo menos modifique a página principal.

O que NÃO FAZER

  • Lixo visual: evite inserir imagens animadas, pois, além de deixar o site visualmente poluído, aparenta amadorismo.
  • Mensagem "página em construção": evite esse tipo de mensagem. Se uma página ainda está sendo desenvolvida, não coloque link para ela ou nem inclua o item no menu.

 

2. Defina o mapa hierárquico do site (menu)

  • Descreva os títulos que irão no menu e nos submenus.
  • Não utilize títulos muito extensos, pois a leitura de um menu é dinâmica.
  • Cuide com o uso da linguagem:
  • Linguagem coloquial se o público-alvo for informal ou popular, porém sem fugir das regras gramaticais.
  • Linguagem culta se há público para entendê-la.

 

2.1. Modelo de estrutura

Menu Vertical

Institucional (ou Apresentação)

  • Missão
  • Histórico
  • Objetivos
  • Quem somos
  • Quem é quem (ou Equipe ou Coordenação)
  • Unidades
  • Localização
  • Demonstrações financeiras

Programa

  • Definição (ou O que é)
  • Missão
  • Objetivos
  • Diretrizes básicas
  • Ações
  • Quem pode participar
  • Como participar
  • Executores
  • Parceiros

Projetos

  • Telecentros
  • Comunidade
  • Ação social

Serviços

  • Apoio ao consumidor
  • Cadastro de ...
  • Calendário de ...
  • Cursos e palestras
  • Consulta a especialistas
  • Consulta a processo ...
  • Solicitação de certidão ...
  • Relação de produtos ...

Pontos de Comercialização

  • Norte
  • Norte Pioneiro
  • Oeste
  • Sudoeste
  • Centro-Oeste
  • Centro-Sul
  • Curitiba, Região Metropolitana e Litoral
  • Noroeste

Licitações

Legislação

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