Redação de textos

No processo de revisão textual, os principais critérios a que são submetidos os textos associados ao catálogo de serviços do Governo Digital estão listados abaixo:

  1. Normatização de elementos textuais: definição de notação de data e hora, referências a leis e portarias, uso de maiúsculas e minúsculas, definição de tempos verbais, eleição de um único verbo para expressar uma mesma ação em textos diferentes, fragmento frasal que assinala o link etc.
  2. Correção gramatical: concordâncias verbal e nominal, uso de pronomes relativos, pontuação, inadequação de palavras etc.
  3. Uniformização textual: adaptação dos textos a um estilo homogêneo, que simule que todos foram redigidos por um único autor, com o objetivo de minimizar o efeito colcha de retalhos.
  4. Aglutinação de informações: textos com distribuição de informações dispersas são reestruturados, para que essas informações – correlatas ou interdependentes – fiquem agrupadas.
  5. Eliminação de ambiguidades ou incertezas: trechos pouco claros, que podem permitir dupla interpretação ou leitura equivocada, são reescritos.
  6. Adoção de um passo a passo: no item “Como solicitar/consultar/agendar...”, é adotada uma estrutura padronizada, composta de verbos no modo imperativo, que expressam de maneira clara todas as ações que devem ser executadas para o serviço oferecido.
  7. Simplificação textual: os textos passam por um processo de síntese, no qual se eliminam as informações não relevantes ou excessivas e que em nada contribuem para facilitar a inteligibilidade de como acessar o serviço.

Com base no que se observa durante a revisão dos textos, foi criado um manual que orienta a redação ou adaptação dos textos vinculados aos serviços do Governo Digital.

 

Manual de redação do PIÁ