SINTETIZAR - Mapa
O que é / para que serve: Representações visuais utilizadas para organizar, comunicar e reter conhecimentos/conceitos que foram extraídos de informações reais dos usuários para a equipe de projeto pensar, explorar e criar novas construções de significado, de ideias e associações correlatas ao desenvolvimento do sistema. Esse tipo de técnica fornece uma estrutura, um diagrama para identificar áreas problemáticas, oportunidades de intervenção, reconhecer padrões e relações entre componentes da interface, tornar conceitos abstratos em elementos tangíveis, integrar novas ideias no desenvolvimento, colaborar para tomada de decisão, selecionar funções do sistema para as diferentes tarefas, bem como, identificar momentos positivos, negativos e neutros da experiência do usuário repercutindo em redesign ou melhorias do sistema, etc.
Exemplos: Mapa da jornada do usuário, roadmap, mind mapping, stakeholder maps, canvas, entre outros.
+ Detalhes
> Mapa da jornada do usuário
https://www.nngroup.com/articles/journey-mapping-101
https://servicedesigntools.org/tools/journey-map
https://www.interaction-design.org/literature/topics/customer-journey-map
Links úteis:
https://www.nngroup.com/articles/empathy-mapping
https://www.nngroup.com/articles/ux-mapping-cheat-sheet
https://servicedesigntools.org/tools
https://toolbox.butterflyworks.org/toolkit
https://unalab.enoll.org
https://toolkits.dss.cloud/design
https://www.designkit.org/methods
https://www.usability.gov/how-to-and-tools
http://www.allaboutux.org/all-methods