Acesso Remoto VPN
O que é
O acesso remoto VPN (Virtual Private Network) consiste na criação de um túnel de comunicação protegido entre o dispositivo do usuário (microcomputador, smartphone, notebook etc) e o servidor VPN da Celepar, provendo um acesso seguro à Rede Corporativa do Governo do Estado do Paraná.
Por meio da VPN é possível acessar serviços como sistemas corporativos, bases de dados e aplicações internas, como se o usuário estivesse dentro da sua rede local.
Atenção para o endereço de acesso!
O que pode ser solicitado
- O uso do serviço de acesso remoto VPN.
Quem pode solicitar
- Todos os usuários que justificadamente necessitem de acesso à rede corporativa a partir da Internet.
Como solicitar
- Através de solicitação de serviço e assinatura do de uso da VPN. Para funcionários da Celepar, o chefe deve inserir anotação de ciência na solicitação. Para demais órgãos, a solicitação deverá ser feita pelo atendedor do cliente.
Requisitos
(condições para solicitação/utilização)
- Possuir um dispositivo com acesso à Internet, preferencialmente banda larga (3G, 4G, Rede Cabeada, Wi-Fi, etc.);
- Possuir um sistema operacional com suporte ao aplicativo Cisco VPN Client ou ao tipo de VPN;
- Possuir uma conta corporativa de email do Expresso corporativo. O acesso a vpn é através do usuário e senha utilizado no email;
- Seguir as orientações de configuração do serviço.
Sistemas operacionais suportados
Contribuições diversas
Responsabilidades do usuário
- Os equipamentos pessoais, durante utilização para acesso à rede via VPN, passam a ser uma extensão da rede corporativa e como tal, estão sujeitos às regras e procedimentos de segurança.
- Todo o tráfego de dados entre a estação de trabalho do usuário e a rede conectada, será realizado via VPN, sendo vedado qualquer outro tráfego de dados, bem como a utilização de mais de uma conexão física de rede.
- É responsabilidade do usuário manter o computador atualizado com a versão mais recente do software de antivírus e dos pacotes de segurança do sistema operacional fornecidos pelo fabricante.
- É vedado o acesso à VPN a partir de computadores públicos ou daqueles em que não for possível garantir os requisitos mínimos de segurança.
- O usuário é responsável por prover a infraestrutura tecnológica necessária e seu acesso à Internet, incluindo a velocidade e a qualidade deste acesso, essencial à utilização do serviço.
- O usuário será automaticamente desconectado da VPN após 30 minutos de inatividade, devendo fazer novo login para reconectar-se à rede.
- A VPN é de uso individual, caracterizado pela identidade do usuário. O acesso é pessoal e intransferível. O usuário deverá responder em todas as instâncias, pelas consequências das ações ou omissões de sua parte que possam por em risco ou comprometer a exclusividade de conhecimento de sua senha ou das transações que sejam acessadas por você.